O financiamento da construção é um tipo de empréstimo bancário que permite que o mutuário adquira um terreno e construa uma casa nele. Geralmente, os bancos oferecem esse tipo de financiamento em conjunto, pois o valor total do empréstimo é dividido em duas etapas: a primeira é para a aquisição do terreno e a segunda é para a construção da casa.
O processo de obtenção desse financiamento geralmente começa com a solicitação do mutuário ao banco ou instituição financeira. Em seguida, o banco avalia a capacidade do mutuário de pagar o empréstimo e a viabilidade do projeto de construção. Se aprovado, o banco oferecerá um valor de empréstimo com base no valor do terreno e no custo estimado da construção.
O mutuário geralmente faz pagamentos mensais ao banco, que incluem o pagamento do principal e dos juros do empréstimo. À medida que a construção progride, o banco geralmente libera o dinheiro em parcelas ou em etapas, com base no estágio de conclusão da construção. Isso garante que o dinheiro seja utilizado adequadamente e que a construção prossiga de maneira adequada.
Uma vez que a construção esteja concluída, o mutuário passa a pagar as parcelas do empréstimo completo, incluindo o valor do terreno e o custo total da construção.
O Financiamento possui juros a partir de 0,66% ao mês + TR
Como funciona:
- Simulações e escolha do banco: Nessa fase são feitas simulações em todos os bancos levando em consideração todas as condições. A melhor instituição é escolhida pelo cliente.
- Análise de Crédito: Documentos e formulário são enviados para a instituição escolhida. O prazo de retorno muda de banco para banco. Geralmente temos um retorno dessa análise no mesmo dia.
- Os documentos da obra bem como os projetos são enviados
- Avaliação do Imóvel: Uma vez que o cliente tenha cumprido as etapas anteriores o avaliador do banco irá fazer uma visita ao imóvel afim de verificar a viabilidade da operação
- Emissão do contrato de Financiamento: Com tudo certo, o banco emite o contrato para todas as partes assinarem
- Registro: uma vez que temos a assinatura de todas as partes, é colhido o imposto e o contrato é enviado para o cartório de registro.
- Início da Obra: Depois de registrado, inicia-se a obra. A liberação dos recursos para a construção fica atrelada ao andamento do projeto.
Prazo de financiamento
Importante: Os prazos podem sofre alteração de acordo com a escolha do banco ou o tempo em que comprador atenda as exigências documentais.
Informações importantes
- Os financiamentos imobiliários são atualizados por indexadores. São eles: TR, IPCA, juros da poupança e taxa fixa.
- As taxas pagas pelos clientes são: Avaliação do imóvel, ITBI, registro e escrituração se for o caso. Os valores mudam de acordo com a escolha do banco e a cidade onde o imóvel está
- A cota máxima de financiamento pode chegar à 100% em imóvel novos ou até 90% em imóveis usados
- As taxas de juros podem variar de acordo com o perfil o cliente ou o seu nível de relacionamento com o banco