A portabilidade de financiamento imobiliário é um processo pelo qual um devedor transfere seu saldo devedor de um financiamento imobiliário em uma instituição financeira para outra instituição, buscando melhores condições de juros e prazos.
O processo de portabilidade de financiamento imobiliário pode ser resumido nos seguintes passos:
- Verificar a possibilidade de portabilidade: Antes de começar o processo, é importante verificar se o financiamento original permite a portabilidade. Algumas instituições financeiras podem impor restrições ou cobrar taxas adicionais para a portabilidade.
- Escolher a instituição financeira: O próximo passo é escolher uma instituição financeira que ofereça melhores condições de juros e prazos de pagamento. É importante comparar as taxas de juros, tarifas e outros custos envolvidos em cada opção.
- Solicitar a portabilidade: Depois de escolher a nova instituição financeira, é necessário solicitar a portabilidade do financiamento. O processo pode variar de acordo com cada instituição, mas geralmente envolve preencher um formulário de solicitação e apresentar documentação comprovando a situação financeira do devedor.
- Análise de crédito: A nova instituição financeira irá realizar uma análise de crédito para avaliar a capacidade do devedor de pagar o novo financiamento.
- Liberação do novo financiamento: Se a análise de crédito for aprovada, a nova instituição financeira irá liberar o novo financiamento, que será utilizado para quitar o saldo devedor do financiamento original. A instituição financeira original será informada da portabilidade e o contrato será encerrado.
Como funciona:
- Simulações e escolha do banco: Nessa fase são feitas simulações em todos os bancos levando em consideração todas as condições. Aqui é analisado a viabilidade e o quanto o cliente irá economizar com a operação. A melhor instituição é escolhida pela cliente.
- Análise de Crédito: Documentos e formulário são enviados para a instituição escolhida. O prazo de retorno muda de banco para banco. Geralmente temos um retorno dessa análise no mesmo dia.
- Avaliação do Imóvel: Uma vez que o cliente já tenha escolhido o imóvel, o banco envia um avaliador ao imóvel afim de verificar se pode ser aceito como garantia do financiamento. O prazo para essa etapa é de aproximadamente 5 dias úteis. Esse prazo muda de banco para banco
- Análise jurídica: Nessa fase, documentos do vendedor e do imóvel são incorporados ao processo. Se houver FGTS, nesse momento é solicitado o saque.
- Emissão do contrato de Financiamento: Com tudo certo, o banco emite o contrato para todas as partes assinarem
- Registro: uma vez que temos a assinatura de todas as partes, é colhido o imposto e o contrato é enviado para o cartório de registro.
Prazo de financiamento
Importante: Os prazos podem sofre alteração de acordo com a escolha do banco ou o tempo que comprador e vendedor enviam os documentos.
Informações importantes
- Os financiamentos imobiliários são atualizados por indexadores. São eles: TR, IPCA, juros da poupança e taxa fixa.
- As taxas pagas pelos clientes são: Avaliação do imóvel, registro e escrituração se for o caso. Os valores mudam de acordo com a escolha do banco e a cidade onde o imóvel está localizado.
- A cota máxima de financiamento pode chegar à 100% em imóvel novos ou até 90% em imóveis usados
- As taxas de juros podem variar de acordo com o perfil o cliente ou o seu nível de relacionamento com o banco